Grupo I
1.1. a importância do cavalo na vida do ser humano.
1.2. inigualável.
1.3. apresentar um exemplo.
1.4. metáfora
1.5. as causas do fascínio do ser humano pelo cavalo.
2.
C
E
B
3. "Era um cavalo tão preto, tão preto que parecia azul, da cor das noites profundas."
4. O rapaz pôs-se em bicos de pé, abriu a porta ao cavalo e pediu que lhe dessem alimento e abrigo.
O cavalo relinchou, aproximou-se do rapaz e lambeu-lhe a testa e os cabelos.
5. O rapaz e o cavalo tinham uma relação especial, pois o animal não deixava que ninguém o montasse, porém permitiu que o rapaz o fizesse.
6. O nome "Cavalo da Noite" é adequado, visto que ele apareceu de madrugada (noite). Por outro lado, a sua cor também permite associá-lo à noite.
Por sua vez, o nome "Pégaso" revela-se igualmente adequado, já que o animal, por um lado, era bastante veloz e, por outro, parecia o cavalo da Grécia antiga.
7. O rapaz abraçou o cavalo e chamou-o pelo seu nome, porque se sentiu feliz com o regresso inesperado do animal, com quem tinha construído uma relação especial.
8.
2.º momento: A relação de amizade e cumplicidade entre o rapaz e o cavalo.
3.º momento: O desaparecimento do cavalo.
4.º momento: O regresso do cavalo.
E
B
3. "Era um cavalo tão preto, tão preto que parecia azul, da cor das noites profundas."
4. O rapaz pôs-se em bicos de pé, abriu a porta ao cavalo e pediu que lhe dessem alimento e abrigo.
O cavalo relinchou, aproximou-se do rapaz e lambeu-lhe a testa e os cabelos.
5. O rapaz e o cavalo tinham uma relação especial, pois o animal não deixava que ninguém o montasse, porém permitiu que o rapaz o fizesse.
6. O nome "Cavalo da Noite" é adequado, visto que ele apareceu de madrugada (noite). Por outro lado, a sua cor também permite associá-lo à noite.
Por sua vez, o nome "Pégaso" revela-se igualmente adequado, já que o animal, por um lado, era bastante veloz e, por outro, parecia o cavalo da Grécia antiga.
7. O rapaz abraçou o cavalo e chamou-o pelo seu nome, porque se sentiu feliz com o regresso inesperado do animal, com quem tinha construído uma relação especial.
8.
2.º momento: A relação de amizade e cumplicidade entre o rapaz e o cavalo.
3.º momento: O desaparecimento do cavalo.
4.º momento: O regresso do cavalo.
Grupo II
1. Os cavaleiros e competição partiriam, como habitualmente, a galope.
2.
Derivação: cavalariça, desaparecimento, reencontro.
Composição: cavalo-marinho, madrepérola, zoologia.
3.1. tinham
3.2. ficaram
4. O deserto é atravessado por muitos cavalos.
5. de liberdade
6. A tua última vitória, cavaleiro, surpreendeu o público.
no exercicio 3.1 -dava para por verbo ter eno 3.2 -verbo ficar
ResponderEliminar?