segunda-feira, 19 de maio de 2014

Correção do exame nacional de sexto ano - 2014

Grupo I

1.1. a importância do cavalo na vida do ser humano.

1.2. inigualável.

1.3. apresentar um exemplo.

1.4. metáfora

1.5. as causas do fascínio do ser humano pelo cavalo.

2.
     C
     E
     B

3. "Era um cavalo tão preto, tão preto que parecia azul, da cor das noites profundas."

4. O rapaz pôs-se em bicos de pé, abriu a porta ao cavalo e pediu que lhe dessem alimento e abrigo.
O cavalo relinchou, aproximou-se do rapaz e lambeu-lhe a testa e os cabelos.

5. O rapaz e o cavalo tinham uma relação especial, pois o animal não deixava que ninguém o montasse, porém permitiu que o rapaz o fizesse.

6. O nome "Cavalo da Noite" é adequado, visto que ele apareceu de madrugada (noite). Por outro lado, a sua cor também permite associá-lo à noite.
Por sua vez, o nome "Pégaso" revela-se igualmente adequado, já que o animal, por um lado, era bastante veloz e, por outro, parecia o cavalo da Grécia antiga.

7. O rapaz abraçou o cavalo e chamou-o pelo seu nome, porque se sentiu feliz com o regresso inesperado do animal, com quem tinha construído uma relação especial.

8.
     2.º momento: A relação de amizade e cumplicidade entre o rapaz e o cavalo.
     3.º momento: O desaparecimento do cavalo.
     4.º momento: O regresso do cavalo.



Grupo II

1. Os cavaleiros e competição partiriam, como habitualmente, a galope.

2.
     Derivação: cavalariça, desaparecimento, reencontro.
     Composição: cavalo-marinho, madrepérola, zoologia.

3.1. tinham

3.2. ficaram

4. O deserto é atravessado por muitos cavalos.

5. de liberdade

6.  A tua última vitória, cavaleiro, surpreendeu o público.

1 comentário:

  1. no exercicio 3.1 -dava para por verbo ter eno 3.2 -verbo ficar
    ?

    ResponderEliminar