Caderno I
Grupo I
Parte A
Parte A
1.1. apresentar ao leitor o assunto que é tratado ao longo do texto
1.2. deslocando-se de um lugar para outro.
1.3. informa sobre o modo como as sementes se espalham.
2. A maior parte das plantas recorre a técnicas para dispersar as sementes. Umas produzem sementes que têm pelos; outras produzem sementes que têm asas e são levadas pelo vento. Há, ainda, algumas plantas que espalham as sementes através da água, enquanto outras usam mecanismos de mola. Existem também sementes que, por terem um revestimento que pode servir de alimento, são levadas por certos animais para locais subterrâneos, onde acabam por germinar.
1.2. deslocando-se de um lugar para outro.
1.3. informa sobre o modo como as sementes se espalham.
2. A maior parte das plantas recorre a técnicas para dispersar as sementes. Umas produzem sementes que têm pelos; outras produzem sementes que têm asas e são levadas pelo vento. Há, ainda, algumas plantas que espalham as sementes através da água, enquanto outras usam mecanismos de mola. Existem também sementes que, por terem um revestimento que pode servir de alimento, são levadas por certos animais para locais subterrâneos, onde acabam por germinar.
Parte B
3.1. punha-se a pensar nos seus afazeres.
3.2. sombrio e inexplorado.
3.3. num local isolado.
3.2. sombrio e inexplorado.
3.3. num local isolado.
4. "... despedia os seus raios mais fortes.»
5.1. A personagem que provocou o acontecimento inesperado foi um pássaro, porque largou, sem querer, uma semente, que caiu na floresta.
5.2. Um girassol nasceu na floresta.
6. O girassol corria o risco de não crescer, porque a semente caiu num lugar escuro, onde era difícil a luz do Sol e o calor chegarem, para que ela pudesse germinar.
7. O Sol mandou embora as nuvens para poder brilhar mais intensamente e dirigiu todos os seus raios na direção do vale.
8. O Sol conseguiu transformar a floresta, pois «Os velhos troncos secos, escuros e tristes não resistiram: romperam em milhares, milhões, uma infinidade de folhinhas, tenras como seda e brilhantes como pequenas pérolas.».
9.
5.1. A personagem que provocou o acontecimento inesperado foi um pássaro, porque largou, sem querer, uma semente, que caiu na floresta.
5.2. Um girassol nasceu na floresta.
6. O girassol corria o risco de não crescer, porque a semente caiu num lugar escuro, onde era difícil a luz do Sol e o calor chegarem, para que ela pudesse germinar.
7. O Sol mandou embora as nuvens para poder brilhar mais intensamente e dirigiu todos os seus raios na direção do vale.
8. O Sol conseguiu transformar a floresta, pois «Os velhos troncos secos, escuros e tristes não resistiram: romperam em milhares, milhões, uma infinidade de folhinhas, tenras como seda e brilhantes como pequenas pérolas.».
9.
Grupo II
1. pérolas, amarelíssima, árvores
2.
Palavras com prefixo:
- incapaz
- desinteresse
- reencontro
Palavras com sufixo:
- misterioso
- rapidamente
- lutadora
3. Os rouxinóis cantores e os chapins azuis escondem-se dos falcões velozes.
4.
4.
Pronomes
Demonstrativos
|
Pronomes
Pessoais
|
Pronomes
Possessivos
|
aquele
|
o
|
meu
|
esta
|
ele
|
nosso
|
5.
Pretérito imperfeito do indicativo
As aves punham as sementes em sítios escondidos e faziam os seus ninhos nos ramos mais altos.
Presente do indicativo
As sementes caem na orla da floresta, mas não têm medo da escuridão.
6. Ó António, procura o livro dos girassóis.
7. Sujeito: "O calor do Sol"
Pretérito imperfeito do indicativo
As aves punham as sementes em sítios escondidos e faziam os seus ninhos nos ramos mais altos.
Presente do indicativo
As sementes caem na orla da floresta, mas não têm medo da escuridão.
6. Ó António, procura o livro dos girassóis.
7. Sujeito: "O calor do Sol"
Sem comentários:
Enviar um comentário