quinta-feira, 11 de março de 2010

Fórum de discussão: O sono

Já todos ouvimos dos nossos pais e/ou avós que “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”. As mais recentes investigações revelam que cada vez mais o sono assume um papel bastante importante em aspectos fundamentais da nossa vida.
As crianças, normalmente, não se importam de ir para a cama quando têm sono, mas os adolescentes recusam-no frequentemente e encaram esta situação como parte da sua independência em relação à influência dos pais. E a nossa sociedade contribuiu para isso: hoje em dia, dormimos menos 20% do que os nossos antepassados, porque trabalhamos mais horas e procuramos actividades sociais nocturnas. Mas isso traz alguns riscos! Nos últimos anos, os cientistas descobriram que a privação de sono afecta a nossa capacidade de memorizar e, consequentemente, a capacidade de aprender. Assim, dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para se manter saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O nosso desempenho físico e mental está directamente ligado a uma boa noite de sono.
O dia do sono comemora-se no dia 23 de Março e a nossa escola quer assinalar este dia alertando para a necessidade de dormir bem! E não nos podemos esquecer que é durante o sono que “viajamos” por locais imaginários, conhecemos estranhas criaturas e onde tudo é possível acontecer!!
O que pensas sobre este assunto?
Se queres fazer um teste ao teu sono clica neste link:
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/sono.htm

17 comentários:

  1. É muito importante dormir bem para as actividades do dia a dia.
    Aqui trazemos algumas sugestões de como dormir melhor

    -Não ficar em frente de ecrãs (televisão ou computador) uma hora antes de dormir

    -Dormir numa temperatura amena, sem ruídos e de preferência sem luz

    -Não comer refeições pesadas antes de dormir (beber bebidas leves como leite quente.

    -Ter um horário de deitar e levantar

    -Fazer exercício leve antes de dormir (alongar os músculos para os relaxar)

    -Dormir o número de horas adequado (9 horas em média - durante a adolescência)

    -Ouvir uma música relaxante antes de dormir

    -Ler um livro

    -Não tomar bebidas com cafeína :
    Ex: Coca-cola, café, chá preto

    Área Projecto : Ana Panta, Cátia Guedes, Daniela Ezequiel,Maria Gabriel, Miguel Gomes, Sónia Sequeira 9ºB 2009-2010

    ResponderEliminar
  2. A falta de sono traz irritabilidade, má disposição, cansaço e doenças a longo prazo, do foro psicológico e cárdio-vascular.

    ResponderEliminar
  3. Nós sabemos que dormir faz bem ao corpo e à alma. Mas nós gostamos de nos deitar tarde, mas de manhã... torna-se muito dificil acordar!!!
    7º A (Marco, Pedro Monteiro e Pedro Tereso)

    ResponderEliminar
  4. Vera R. Rita A. 7ºA18 de março de 2010 às 10:10

    O sono é importante para a nossa saúde, pois ajuda-nos a crescer, a sonhar e a conquistar um novo mundo desconhecido!

    ResponderEliminar
  5. Marisa e Manuela (7ºA)18 de março de 2010 às 10:12

    Dormir é importante porque depois de um dia de trabalho precisamos de descansar.Assim, devemos ter um horário (mais ou menos fixo) para deitar e acordar.

    ResponderEliminar
  6. Jorge e Carlos (7ºA)18 de março de 2010 às 11:42

    Esta ideia é muito interessante porque se nós não dormirmos o suficiente ficamos muito cansados e até ficamos com mau humor.

    ResponderEliminar
  7. Luís Filipe, Luís António e Duarte (7ºA)18 de março de 2010 às 11:48

    Dormir faz bem e nós até gostamos muito! Ficamos com mais energia,crescemos e melhoramos a nossa saúde.

    ResponderEliminar
  8. Ângela e Lara (7ºA)18 de março de 2010 às 11:52

    Este assunto é muito importante. É fundamental dormirmos 8 ou 9 horas, caso contrário podemos ter graves problemas de saúde, como por exemplo problemas cardiovasculares.

    ResponderEliminar
  9. É importante dormir bem porque, se não dormirmos o suficiente, vamos andar por aí a cair para os lados e sem energia para as actividades do dia-a-dia.
    "Toda a gente gosta de dormir."
    Quando nao dormimos o suficiente, acordamos mal-dispostos e com mau humor...

    ResponderEliminar
  10. O sono é importante. Nao só psicologicamente como fisicamente. Graças ao tempo que passamos a dormir temos energia suficiente para suportar o dia seguinte.
    No tempo que passamos a dormir, podemos viver uma outra realidade, podemos imaginar tudo o que nos passa pela nossa cabeça. Viver as nossas fantasias, nao precisando de contar a ninguem. Podemos ver pessoas que pensámos nunca mais voltar a ver, viver a vida como queriamos.

    ResponderEliminar
  11. O sono é uma necessidade fisiológica de todo o ser humano.
    Por muito que gostaríamos não podemos lutar muito tempo contra ele. Ele acaba sempre por nos ganhar, mais hora menos hora.
    Muitas pessoas não dormem o tempo correcto, o que lhes faz muito mal, não só andam cheios de sono, stress, mal dispostos, mas também envelhece a pele, ficamos rugas mais cedo. =)
    Eu, por exemplo, se não dormir as horas que necessito, fico mal disposta, ninguém me pode dizer nada.

    ResponderEliminar
  12. o sono é normal em todas as pessoas após um dia cansativo, um dia em que essas pessoas tenham-se divertido muito, tenham feito exercicio. O sono é normal como muitas outras coisas.

    ResponderEliminar
  13. O sono, por vezes, incomoda e faz-nos ficar sem atenção e sonolentos.
    Não havia de haver sono!
    Inês Aveiro 9ºA

    ResponderEliminar
  14. O sono é algo importante na nossa vida, porque nos permite descansar e voltar a ganhar energia para mais um dia. O sono muitas vezes permite-nos sonhar e dar uma certa felicidade, pois é um momento onde estamos num "mundo" de muita tranquilidade. Digamos que o sono é fundamental para o ser humano, assim todos devemos aproveitá-lo ao máximo para descansar, e esse descanso permite-nos ganhar resistencia e enfrentar um novo dia.

    ResponderEliminar
  15. O sono é importante para mim, para todos, para a sobrevivencia. Por mais que o tentemos não fazer o sono é essencial. Pessoalmente, adoro dormir e sonhar. Tenho opurtunidade de realizar coisas que não faço acordada, posso entrar em outra dimensao, viver momentos desejados. Posso ser o que quiser. Quando dormimos o suficiente, o nosso corpo recebe mais energia, e os dias correm melhor, não ficamos tao cansados, ou deprimidos e sempre podemos dormir sobre os problemas.

    ResponderEliminar
  16. Para mim o sono é essencial para a vida. Se eu não dormir as horas que preciso, no dia a seguir já nao me consigo concentrar, fico mal humurada e com dores de cabeça. Eu sempre ouvi dizer o seguinte provérbio: " deitar cedo e cedo erguer, dá saude e faz crescer". Na minha opiniao o proverbio tem um bocado de verdade, porque segundo o que as ciencias dizem, é durante o sono que as pessoas crescem e, se uma pessoa nao durmir bem as horas suficientes, fica atrofiada.

    ResponderEliminar
  17. O sono é
    um conjunto de emoções
    que podem encher
    os nossos corações.

    Pode enchê-los
    do mal, ou do bem
    e com o sono
    pensamos em alguem.

    O sonho faz sonhar
    e neles...
    podes tudo
    imaginar.

    O sono é bom
    para descansar
    e para, no outro dia,
    ter vontade de trabalhar.

    Sem o sono
    não poderíamos viver
    porque sem ele
    não há mais nada a fazer

    Luís Ribeiro nº.10/9ºA

    ResponderEliminar