quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fórum de discussão: O Livro

A origem do livro
Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Desde o século II que a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868. Na Idade Média, os livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto. O local de trabalho dos monges era chamado “scriptorium”.

Quem foi Gutenberg?
O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e é considerado o criador da imprensa em série. Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e pressas em formas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até ao século XIX com poucas mudanças. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do mundo Medieval para a Idade Moderna: Era de divulgação do conhecimento.

"Os livros penso que são como portas escancaradas que levam a lindas terras onde moram anões e fadas. Lugares longe e tão belos aonde eu não podia ir, mas agora, com esta porta, é só ter cuidado e... abrir."
Adelaide Love

Deixa no blogue da biblioteca a tua opinião sobre o Livro!



16 comentários:

  1. Como o poema diz" o livro tem asas...". São essas "asas" que nos permitem observar, como meros espectadores, uma realidade diferente da nossa ou também nos permite construir uma realidade só nossa em que podemos sonhar ser heróis, vilões, amantes, aventureiros,...
    Para mim o livro é uma descoberta!

    ResponderEliminar
  2. O livro é uma aventura onde entramos no momento em que começamos a lê-lo.
    É como se fizessemos parte da história!


    Liliana 9ºA

    ResponderEliminar
  3. Um amigo que nao nos trai, nem nos magoa. Que nos conta uma história que nos acompanha em vários momentos da nossa vida. Com ele choramos, rimos... É como se estivessemos a viajar e a viver episódios com que sonhámos e que sabemos que nunca iremos viver. Mas mais importante, um amigo que ficará sempre connosco.

    ResponderEliminar
  4. O livro é uma caixinha de surpresas que nos encanta.


    Manuela Santos

    Nº11

    9ºA

    ResponderEliminar
  5. O livro ser para aprender, sonhar, informação...
    Sem livros não podiamos ser quem somos.

    Inês Aveiro 9ºA

    ResponderEliminar
  6. O livro é um local onde te podes refugiar do mundo exterior.

    Luís Ribeiro nº. 10/9ºA

    ResponderEliminar
  7. O livro é aquilo que quisermos que seja.


    Emanuel Canotilho
    Nº6
    9ºA

    ResponderEliminar
  8. O livro é um pequeno excerto de uma pequena realidade do mundo onde vivemos. Quando lemos, entramos num mundo de emoções, onde não as podemos controlar. O Livro é um "lugar" onde acreditamos que podemos ser felizes e quem sabe sermos tudo aquilo que esperamos para a vida. O livro pode ser também como um professor, onde nos ensina lições de vida e onde iremos concerteza observar tudo em nossa volta de maneira diferente e quem sabe ajudar-nos a "crescer".

    Filipa Peixoto

    ResponderEliminar
  9. O livro é algo que nos faz voar na sua história.

    Ana Almeida
    Nº1
    9ºA

    ResponderEliminar
  10. o livro e algo que nos faz sonhar e esquecer muitos problemas da vida real.

    Márcio Nascimento nº12 9ºA

    ResponderEliminar
  11. Para mim o livro é uma fuga de pensamento , que se nos capta a a atenção não volta a largar e nos prende sem largar , pois um bom livro é a melhor das prisões , pois prende corpo e alma

    ResponderEliminar
  12. O livro é um objecto com cultura e interesse

    ResponderEliminar
  13. Um livro é como um mundo, quando lemos abstraimo-nos de tudo que está á nossa volta. Podemos viver os momentos, assim como bons e maus, onde podemos também traze-los para a nossa realidade. Quando leio um livro sinto-me bem mais tranquila.

    ResponderEliminar
  14. um livro tem a pura mágia de provocar sentimentos inesperados,tão depressa um sorriso como uma lágrima, nunca tem falta de bateria.........

    ResponderEliminar
  15. O livro é um meio de voar na nossa imaginação e sonhar

    ResponderEliminar
  16. Ler é viajar pelas asas da imaginação.

    ResponderEliminar