quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mariana Rey Monteiro - R.I.P.

          Faleceu hoje, em sua casa, em Lisboa, de causa natural, a conhecidíssima actriz Mariana Rey Monteiro.
         
          Natural da cidade onde acabou de falecer, a actriz, nascida a 28 de Dezembro de 1922,  era filha dos célebres Robles Monteiro e Amélia Rey Colaço, em cuja companhia teatral deu início à sua longa carreira em 1946, integrando uma adaptação da peça Antígona, de Sófocles, levada à cena no Teatro Nacional D. Maria II. Antes tinha feito recitais de poesia em Sevilha e em Lisboa.

          Ao longo do seu trajecto, Mariana Rey Monteiro dempenhou diversos papéis assinaláveis em registos diferenciados. No cinema, participou no filme Um dia de Vida, em 1962, que lhe valeu o Óscar da Imprensa. No entanto, foi a televisão que lhe granjeou maior fama, nomeadamente pelas suas participações nas telenovelas Vila Faia (1983), Cinzas (1993), Vidas de Sal e Roseira Brava (1996) ou na série Gente Fina é Outra Coisa (emitida em 1985), em que contracenou com a sua mãe.

          Em 1996, foi agraciada com o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

          O corpo da actriz será levado para a Igreja de Santos hoje e, amanhã, realizar-se-á o funeral para o Cemitério dos Prazeres.

Sem comentários:

Enviar um comentário