quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fórum de discussão: O RACISMO



          O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, onde existe a convicção de que alguns indivíduos, pela relação entre as suas características físicas hereditárias e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.


"A criatividade só pode ter origem na diferença..."                       

          Neste mês, propomos que seja feita uma reflexão sobre o RACISMO.

          Deixa-nos a tua opinião sobre este tema neste post.

15 comentários:

  1. Ser racista é uma forma de inferioridade, de discriminação de si próprio.

    ResponderEliminar
  2. O Racismo é um preconceito que algumas pessoas tomam pra si perante a raça, cor, religião, enfim... muitas coisas ou opiniões de outras pessoas que não vão ao encontro dos mesmos gostos dessas pessoas. Uma pessoa racista, é uma pessoa que demonstra, que tem uma superioridade maior perante as outras pessoas, que se acha melhor. O Racismo é um problema que infelizmente ainda afecta a sociedade em que vivemos.

    ResponderEliminar
  3. O racismo é um acto praticado por um indivíduo, que condena todos os indivíduos de raças diferentes,(na cor, na raça, nos custumes, no país,na religião, no vestuário...), inferiorizando-os, e fazendo com que estes indivíduos, sofram de exclusão social, e tenham até problemas mentais e fisilógicos.
    Temos todos juntos de lutar para que este preconceito, diminua,para que possamos viver num Mundo onde todos somos iguais, mesmo que tenhamos aspecto diferente.

    ResponderEliminar
  4. Quem é racista merece mais do que o nosso desprexo, merece a nossa atenção e vigilância.

    ResponderEliminar
  5. Quando se fala de racismo, a primeira idéia que vem á mente da maioria das pessoas é algo relacionado com a pigmentação da pele.
    Porém, o racismo não consiste apenas nessa essa idéia.
    Muitas outras questões a nível social, económico, cultural, político e religioso são questões preocupantes e do domínio deste problema social que é o racismo.
    As pessoas são descriminadas pela cor, pelas suas origens ou mesmo pela sua forma de estar na vida.
    Estes actos resultam da ignorância das pessoas que os praticam.
    Portanto, na minha opinião o racismo não passa de um preconceito, que levado ao exagero pode comportar graves consequências.
    Será que um dia seremos humildes o suficiente para aceitar as diferenças que existem entre nós, seres humanos?

    ResponderEliminar
  6. Todos devemos ter o mesmo direito de sermos felizes e não sermos excluídos pela cor, raça ou religião, porque todos nós somos cidadãos.Somos todos iguais, não é por mudar a cor da pele que temos que descriminar as pessoas somos todos seres humanos e temos o direito à vida.

    ResponderEliminar
  7. O racismo é uma "pandemia" que se espalha cada vez mais pela sociedade actual.
    Ser racista, é mostrar-se aparentemente superior a alguém diferente. Os motivos podem ser variados, a mais pequena diferença basta, seja cultural, religiosa ou ideológica. Basta a diferença de cor de pele, para rebaixarmos uma etnia á mais baixa das formas de vida, tomemos então por exemplo o povo africano, que por ter uma pele mais escura, foi escravizado durante anos. Por vezes arranjamos alcunhas para individuos de etnias diferentes e afastamo-nos dos mesmos, esse acto mais do que exclusão, é racismo, por puro medo de conhecer uma cultura diferente. O racismo carrega consigo uma crueldade latente, e afectou a sociedade do ontem, afecta a do hoje, mas não podemos deixar que afecte a do amanhã. Dar a conhecer e não ter medo de novos saberes é bom, e tudo vale a pena se a alma não for pequena, logo o racismo não tem uma razão de existir. Vale a pena combater este problema.

    ResponderEliminar
  8. O racismo é a importância que damos à existência de "raças humanas" distintas e superiores umas às outras.
    As pessoas deviam considerar-se todas iguais. Temos diferentes características como a cor da pele, a maneira de vestir, a religião... mas no fundo somos todos iguais.
    Por exemplo: o Apartheid foi um regime onde toda a gente de uma determinada sociedade não era livre de usufruir dos seus direitos por pertencer a uma dada etnia.
    E ainda hoje em dia o racismo é um dos grandes problemas sociais que existe.
    E por isso é que deviam haver mais medidas contra este acto de descriminação.

    ResponderEliminar
  9. Será que devemos falar de racismo? Por vezes fazemos juízos das pessoas diferentes de nós ou mesmo iguais, da mesma da nossa cor para nos sentirmos superiores porque em vez de passarmos a batermos com a cabeça nos nossos erros fazemos troça das pessoas que julgamos mais fracas para simplesmente satisfazermos a nossa estúpida vontade de seremos os grandes, os engraçadinhos de quem toda a gente ri por causa dos nossos actos. O racismo traz vários problemas sociais, políticos, culturais... mas o pior é mesmo o social pela discriminação que praticamos todos os dias ao passarmos por uma pessoa de cor negra, é um dos grandes problemas da nossa sociedade actual, e o mais preocupante é que este racismo não é só cometido por nós, já foi outrora cometidos pelos nossos pais e pelos nossos avós, esta ideia de gozar as pessoas que não são da mesma etnia, cor, cultura é muito má, não só para quem pratica com para quem é a vítima do racismo. Quem a pratica só demonstra o grande vazio que À dentro de si.Devemos deixar de lado este racismo de que tanto hoje é falado, só assim penso que será possível evoluirmos como pessoas.

    ResponderEliminar
  10. O racismo é mais que uma superstição, é um preconceito.Um medo de novas culturas e do desconhecido.
    É praticado por pessoas que se baseiam na côr da pele,em crenças ou nacionalidades para definire alguem.
    Esta luta opressora sem sentido, abrange e conduz tudo num só percurso. O caminho da guerra, da violência e do medo.
    O racismo só estará extinto quando a palavra raça se utilizar unica e exclusivamente no contexto de raça humana.
    Só depois de termos noção e acreditarmos que existe uma raça e diversas etnias é que poderemos evoluir pessoal e mundialmente!

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião, apesar de o mundo estar em constante mudança, a questão do racismo ainda predomina como uma forma de descriminação a nível global. O racismo resulta de vários fenómenos que provêm de há muitos séculos atrás. Um exemplo de racismo marcante na história da humanidade foi o caso do ditador Hitler. Mas voltando á actualidade, existe ainda muita descriminação racial, o que provoca grandes conflitos e alguma polémica na sociedade. As pessoas são descriminadas pela cor, pela religião, pelas suas origens ou mesmo pela sua forma de estar na vida. A forma mais simples de explicar o fenómeno do racismo, é apresentar exemplos óbvios. Quantas vezes, não ouvem uma pessoa dizer: “Achas que eu sou preto?”. Esta frase entre outras resulta da ignorância de pessoas que não sabem estabelecer uma atitude ética própria e que ignoram o facto de todos sermos iguais e termos os mesmos direitos.
    Sabe-se que é um fenómeno que passou gerações e chegou aos nossos dias com o mesmo tipo de influências de antigamente. Muitas das guerras mundiais de hoje resultam do racismo, tal como também: muita pobreza, fome, desigualdades sociais e condições precárias resultam deste fenómeno. A luta contra o racismo faz-se ouvir através dos meios de comunicação, de filmes, da música, manifestações e através de debates. Mas, o problema é que é difícil encontrar a verdadeira razão do racismo. Em conclusão, acho que o racismo ainda vai durar por algum tempo, e vai dar muito que falar.

    ResponderEliminar
  12. O racismo é quando alguém descrimina outro indivíduo que tenha diferentes características tais como aparência, cultura ou religião entre outros. Este problema social é um dos que contribuí para um maior caos na sociedade do século XXI e que contribuí para um genocídio em massa no século passado. Como se não bastasse, este facto alia-se a qualquer razão que permita começar uma guerra acentuando as desavenças. Por isso temos que combater o racismo hoje para que as gerações vindouras vivam numa melhor sociedade do que nós e os nossos antepassados vivemos.

    ResponderEliminar
  13. -> Racismo é nada mais nada menos que a discriminaçao de pessoas com cor de pele, raça ou religiao diferente daquele sujeito que é o chamado racista

    ResponderEliminar
  14. O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

    ResponderEliminar
  15. Racismo é pensar que as pessoas por serem diferentes na cor da pele ou noutros aspetos desprezando-as e ignorando-as.Acho que toda as pessoas já tiveram na situação de verem uma pessoa diferente com o dito "mau aspeto" e afastarem-se,até mesmo eu,errado,muito errado.Alguma vez pensaram como é que aquele pessoa fica com a impressão,que as outras pessoas estão se afastar dela por ser um pouco diferente....Claro que vocês estão a pensar que é obvio que não estou a dizer que estas a passar na rua e vez uma pessoa de cor negra com novamente o dito "mau aspeto" tem mais probabilidade de ser uma pessoa que se mete nas drogas que rouba,mas à negros e negros por isso a partir de agora vamos todos quem concorda comigo tentar não ser racista e por isso não ofender ninguém dependendo da cor.
    Outra coisa já pensaram algum dia que os negros nos tratam por brancos e se calhar nos desprezam também e este comentário também é para eles eu faço este comentário desta forma mas substituindo a palavra negro por branco fica a relação dos negros com os brancos e não dos brancos com os negros.

    ResponderEliminar