Para escrever um texto, é necessário observar determinadas regras.
1.ª fase) Preparação das ideias:
. selecção do «objecto» de crítica (livro, filme, peça, etc.);
. identificação as razões que originaram a selecção;
. trabalho de pesquisa sobre a obra, o autor...
2.ª fase) Organização das ideias
. elaboração do plano do texto;
. planificação por tópicos.
. estruturação em 3 momentos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão.
3.ª fase) Textualização:
. elaboração do texto de acordo com o plano traçado.
4.ª fase) Revisão do texto:
. pontuação e acentuação;
. ortografia;
. sintaxe;
. ...
EXEMPLIFICAÇÃO:
1.ª fase:
» objecto de crítica: filme;
» informações genéricas sobre o filme:
. título;
. autor;
. tipo (de acção, policial, ficção científica, biográfico, romance
amoroso...);
» ...
2.ª fase - PLANIFICAÇÃO:
» 1.º parágrafo:
» apresentação genérica do filme (nome, realizador, actores...);
» motivos justificativos:
. chegada recente ao mercado;
. homenagem ao seu realizador, a um actor, ao produtor...;
. trabalho (profissional, escolar...)
. ...
» 2.º parágrafo:
» memória descritiva do filme (resumo do seu argumento).
» 3.º parágrafo (e outros, se necessário):
» apreciação crítica do filme:
. razões justificativas da escolha do filme / impressões
que deixou no autor do texto;
» aspectos criticados (positiva e negativamente) - realização,
performance dos actores, cenário, fotografia, argumento, etc.;
» exemplificação com referências concretas ao filme.
» 4.º parágrafo:
» síntese da crítica, retomando alguns tópicos apresentados de
forma sintetizada.
LINGUAGEM
» Introdução:
. «Vi recentemente... que me marcou...»;
. «Acabou de chegar às salas de cinema...»;
. ...
» Desenvolvimento:
. «Ao longo de duas horas...»;
. «O filme resume-se a...»;
. «Apreciei bastante a película (...) por três razões (...) Em primeiro lugar (...)
Em segundo lugar (...) Finalmente (...)»;
. ...
» Conclusão:
. «Sempre gostei de filmes que...»;
. «Esta obra é daquelas que...»;
. «Deste modo, sugiro que...»;
. ...
. identificação as razões que originaram a selecção;
. trabalho de pesquisa sobre a obra, o autor...
2.ª fase) Organização das ideias
. elaboração do plano do texto;
. planificação por tópicos.
. estruturação em 3 momentos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão.
3.ª fase) Textualização:
. elaboração do texto de acordo com o plano traçado.
4.ª fase) Revisão do texto:
. pontuação e acentuação;
. ortografia;
. sintaxe;
. ...
EXEMPLIFICAÇÃO:
1.ª fase:
» objecto de crítica: filme;
» informações genéricas sobre o filme:
. título;
. autor;
. tipo (de acção, policial, ficção científica, biográfico, romance
amoroso...);
» ...
2.ª fase - PLANIFICAÇÃO:
» 1.º parágrafo:
» apresentação genérica do filme (nome, realizador, actores...);
» motivos justificativos:
. chegada recente ao mercado;
. homenagem ao seu realizador, a um actor, ao produtor...;
. trabalho (profissional, escolar...)
. ...
» 2.º parágrafo:
» memória descritiva do filme (resumo do seu argumento).
» 3.º parágrafo (e outros, se necessário):
» apreciação crítica do filme:
. razões justificativas da escolha do filme / impressões
que deixou no autor do texto;
» aspectos criticados (positiva e negativamente) - realização,
performance dos actores, cenário, fotografia, argumento, etc.;
» exemplificação com referências concretas ao filme.
» 4.º parágrafo:
» síntese da crítica, retomando alguns tópicos apresentados de
forma sintetizada.
LINGUAGEM
» Introdução:
. «Vi recentemente... que me marcou...»;
. «Acabou de chegar às salas de cinema...»;
. ...
» Desenvolvimento:
. «Ao longo de duas horas...»;
. «O filme resume-se a...»;
. «Apreciei bastante a película (...) por três razões (...) Em primeiro lugar (...)
Em segundo lugar (...) Finalmente (...)»;
. ...
» Conclusão:
. «Sempre gostei de filmes que...»;
. «Esta obra é daquelas que...»;
. «Deste modo, sugiro que...»;
. ...
Sem comentários:
Enviar um comentário