quarta-feira, 6 de abril de 2011

Semana da Leitura 2011 (I)

          Comemorou-se, entre os dias 21 e 25 de Março, a Semana da Leitura, que este ano foi dedicada ao ambiente, com diversas iniciativas.

          Assim, no dia 21 de Março, o grupo de alunos leitores (alunos que se disponibilizaram para ler perante os colegas) leu o conto Vicente à turma D do sétimo ano de escolaridade. Para o efeito, a equipa da BE criou um PowerPoint com o referido texto. Na sequência da leitura, foi relacionada a mensagem do texto com a passagem da Bíblia referente ao «episódio» da Arca de Noé e também com o poema Ser livre é querer ir ter com um rumo, de Armindo Rodrigues. Por fim, os alunos foram convidados a deixarem a sua opinião sobre o conto no blogue da BE e uma mensagem sobre o tema A Água, presente no fórum de discussão do mesmo espaço informático.


16 comentários:

  1. "Vicente" é uma história cheia de imaginação. O Vicente é um pássaro muito corajoso e quer liberdade.

    ResponderEliminar
  2. A história do Vicente é bastante interessante porque nos ensina o quanto a liberdade é importante e como as pessoas não se podem rebaixar a quem manda.

    ResponderEliminar
  3. A história de Vicente foi interessante porque fala sobre a liberdade. Diz-nos que para termos liberdade temos de lutar por ela e que,sem ela,não podíamos fazer o que queremos.

    ResponderEliminar
  4. Beatriz Vicente 7.º D11 de abril de 2011 às 11:17

    Esta história é bastante inspiradora. A coragem de Vicente, que o leva a enfrentar Deus para ter liberdade, é fantástica.

    ResponderEliminar
  5. O conto "Vicente" é interessante porque nos fala da Liberdade.

    ResponderEliminar
  6. Eu talvez fizesse o que Vicente fez. A história é interessante porque a personagem lutou por um direito, a liberdade. Vicente foi muito corajoso.

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito da história porque é muito engraçada e porque foi uma experiência diferente.

    ResponderEliminar
  8. Eu não achei esta história muito interessante, pois dava demasiada vida aos animais.

    ResponderEliminar
  9. A história do Vicente é engraçada, pois relaciona-se com a Arca de Noé.

    ResponderEliminar
  10. Vicente é uma história que nos leva a pensar que ninguém pode viver sem liberdade, por isso todos devemos seguir o exemplo do Vicente. Procura a tua própria liberdade.

    ResponderEliminar
  11. Bujor Cristian 7.º D11 de abril de 2011 às 11:39

    O Vicente da história é o símbolo da Liberdade.

    ResponderEliminar
  12. A história foi interessante porque nos ensinou o que é a liberdade.

    ResponderEliminar
  13. A história foi muito interessante, pois junta a história de Vicente e a Arca de Noé. Mas há algumas diferenças, como por exemplo, na história de Vicente, o corvo vai em direcção à sua liberdade, mas, na Arca de Noé, o corvo vai à procura de terra para salvar todos os animais da Arca.

    ResponderEliminar
  14. Eu gostei muito do conto "Vicente" principalmente da parte em que o Vicente sai da barca à procura de liberdade.

    ResponderEliminar
  15. Eu gostei desta história, pois acho que o corvo Vicente foi corajoso ao fugir da arca e tomar a sua liberdade.

    ResponderEliminar
  16. Não há coincidências. Não, não é o livro de MRP; é o título do conto. Porquê «Vicente»? Por que razão Torga seleccionou este nome para o corvo que desafia a autoridade divina?
    Para responder à pergunta, temos de ir em busca do significado da palavra. Se assim procedermos, ficamos a saber que «Vicente» provém do latim «vicentius», que significava «aquele que vence». E desde logo temos uma pista fundamental para o desvendar do significado, da mesnagem do texto.

    ResponderEliminar