terça-feira, 8 de maio de 2012

Livro favorito: "O Diário de Anne Frank"


     O livro que eu mais gostei de ler até hoje foi O Diário de Anne Frank. Eu gostei muito de ler este livro porque é um retrato quase perfeito da rejeição e do sofrimento a que os judeus foram expostos, pelo regime nazi, durante a 2.ª Guerra Mundial.
     Este livro é um diário que foi escrito por uma menina judia, chamada Anne Frank. No início do livro, Anne escreve no seu diário todas as vivências do seu dia-a-dia, até que a 2.ª Guerra começou e, a partir daí, passa a escrever sobre o quotidiano no Anexo Secreto, onde ela e a família estavam escondidos para não serem capturados pelo regime nazi. É a partir deste ponto que nos é dada a conhecer a realidade do grande sofrimento que os judeus sofreram ao longo daquela guerra. Na parte final do livro, Anne e a sua família são capturados e «encaminhados» para campos de concentração onde acabarão por todos por morrer, exceto o seu pai (foi ele que publicou a obra).
     Apesar de este livro acabar de uma forma pouco feliz, é fantástico pois através dele podemos «viver» a 2.ª Guerra Mundial.
Luís Lopes, 10.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário