terça-feira, 13 de novembro de 2012

Educação Sexual

     A educação sexual nas escolas não substitui o papel nem a responsabilidade das famílias.

     Os pais, os professores e outras figuras de referência na vida dos jovens são modelos cujos valores, atitudes e comportamentos do quotidiano, mesmo os manifestados, inconsciente ou involuntariamente, podem ser por eles reproduzidos. Daí que a formação de docentes e de encarregados de educação se torne muito importante. Mas importante é igualmente a colaboração entre a escola e a família, para que a actuação de ambas seja rentabilizada e complementada.




     É preciso que se faça luz no domínio da educação sexual, para que desapareçam os "fantasmas" e para que não se criem situações embaraçosas. É preciso que se faça luz, principalmente, para que os jovens possam crescer, vivendo a sua sexualidade de uma forma saudável e esclarecida.


23 comentários:

  1. Na minha opinião a educação sexual é importante para evitar certas doenças e também evitar a gravidez na adolescência. Desta forma, acho que o papel da educação sexual nas escolas é fundamental, uma vez que é importante haver alguém que nos possa explicar o que nós desconhecemos.
    Actualmente os adolescentes têm mais informação do que anteriormente, mas nem sempre conseguem compreender essa mesma informação.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião deveria haver aulas de Educação Sexual, porque há alunos que não estão alertados dos perigosos e responsabilidades que podem vir a ter se não tomarem as devidas precauções. E também porque os jovens têm sempre vontade de aprender mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho fundamental termos alguma noção sobre a educação sexual para estarmos alertados sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Com as aulas de educação sexual podemos aprender o uso de contracetivos e prevenir doenças como a SIDA. Na minha opinião, essa matéria podia reduzir a taxa de adolescentes grávidas.

    ResponderEliminar
  4. Para mim a educação sexual é como um alerta, sobretudo para os jovens, sobre as medidas que devem tomar antes de iniciar uma relação sexual.
    Na minha opinião devia haver a educação sexual principalmente nas escolas, porque é sempre bom estar informado das doenças e todas as consequências que podem ocorrer durante um ato sexual. Uma das consequências que pode ocorrer por falta de cuidados é a gravidez.

    ResponderEliminar
  5. Para mim devia haver aulas de sexualidade para mais tarde nós sabermos o que é.
    Quando nós formos mais velhos, isso vau servir para sabermos os seus riscos. O que se pode fazer, quais as precauções que devemos tomar, para mais tarde não engravidarmos por causa de nós não sabermos corretamente o que é a sexualidade.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião, a educação sexual deve ser abordada no ambiente escolar para os jovens terem noção dos riscos que podem correr e noções sobre a sua importância. Devemos saber, por exemplo, quais os tipos de contracetivos, devemos ter as máximas precauções e aprender para um dia ensinarmos aos outros.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que devem existir aulas de educação sexual para os jovens saberem os riscos, as prevenções, as consequências e também o facto desse ato. Assim poderam estar mais prevenidos para o futuro e também para poderem agir bem e poder ajudar.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que as aulas de Educação Sexual são importantes, para sabermos como proteger e cuidar do nosso corpo.
    Vai dar a consciência de que por meio das relações sexuais sem concracetivos podemos ser sensíveis a doenças que nem podem ter cura.
    E pode fazer estragos na nossa vida.

    ResponderEliminar
  9. Eu penso que deve haver aulas sobre a educação sexual na escola, para que nós os alunos fiquemos informados sobre diversos cuidados que devemos ter sobre a educação sexual.
    Acho que devemos saber quais os casos em que se aplicam os contracetivos e mais algumas coisas.

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião as aulas de Educação Sexual são muito essenciais para os alunos porque poderiam ajudar os alunos a compreender as doenças causadas pelas relações sexuais.
    Estas aulas deviam ser dadas pelo menos uma vez por semana porque poderiam explicar as causas do sexo, como por exemplo a falta de concrecetivos, que pode levar à gravidez. Nestas aulas os professores ensinariam as doenças que o sexo pode causar.
    Por outro lado, se existissem, estas aulas poderiam ser uma forma de prevenir doenças, como por exemplo, a SIDA, que é a doença mais causada pelas relações sexuais.
    Concluindo, as aulas de Educação Sexual são importantes.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que é importante haver aulas de educação sexual, porque os alunos devem estar informados.

    Devem também saber o que é a sexualidade e os seus perigos e os cuidados a ter, como usar os devidos contracetivos.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que nós deveríamos ter aulas de educação sexual pois os jovens deviam ter um conhecimento mais avançado sobre o dever de usar ou não contracetivos e porque devemos usalos.

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que a Educação Sexual iria a fazer alguma diferença, pois os alunos viriam a saber mais alguma coisa. Como se faz, como se pratica, quais os perigos que há se não usarmos contracetivos, etc.
    Com a Educação Sexual os alunos ficariam com uma noção diferente do sexo, aquela que veem ou que ouvem

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião concordo plenamente com a disciplina de Educação sexual.
    Os jovens precisam de estar cada vez mais informados relativamente a este tema. Para saber a importância do uso de contracetivos e para precaver doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, HIV (SIDA) e comportamentos anormais só com a informação que nos transmitem nas aulas de Educação sexual é que podemos evitar todo este tipo de problemas.

    ResponderEliminar
  15. Na minha opinião, devemos ter as aulas de educação sexual para ficarmos a saber quais são as doenças sexualmente transmissíveis e como podem ser evitadas, para ficarmos a saber quais os métodos contracetivos e se são ou não eficazes e os alunos devem andar informados.

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que devemos ter aulas de educação sexual porque:
    - os meus pais nunca me falaram abertamente sobre esse tema;

    - sei por alto que há muitos contracetivos mas não os conheço;

    - devemos ter conhecimento de doenças sexualmente transmissíveis;

    - com mais conhecimentos evitamos ser pais / mães adolescentes.

    ResponderEliminar
  17. Eu penço que as aulas de educação sexual poderiam ser uteis para o nosso futuro, prevenção de várias doenças devido a um relacionamento sexual e como as podemos evitar, estas aulas também poderiam servir para o estudo do corpo da mulher e dos seus órgãos.

    ResponderEliminar
  18. Na minha opinião a educação sexual é importante para evitar certas doenças e tambem evitar a gravidez na adolescência. Desta forma, acho que o papel da educação sexual nas escolas é fundamental, uma vez que é importante haver alguém que nos possa explicar o que nós desconhecemos.
    Actualmente os adolescentes têm mais informação do que anteriormente mas nem sempre conseguem compreender essa mesma informação.

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que as aulas de educação sexual são algo importante para os alunos e algo que se deve dar, para saberem o que devem fazer, os cuidados que devem ter, os perigos que podem correr e saber como lidar com os problemas. Mas acho que deve ser algo dado por um professor com mais experiência em dar o tema e que explique tudo.

    ResponderEliminar
  20. Eu acho que se deve ter aulas de Educação Sexual porque assim podemos ficar com conhecimentos sobre o que a sexualidade e para se saber proteger dos prejuízos porque quando se faz sexualidade é presiso proteger para não correr o risco de engravidar. E eu acho que é fixe ter Educação Sexual.

    ResponderEliminar
  21. Na nossa opinião, as aulas de educação sexual são fundamentais nos dias de hoje, para alertar os jovens sobre as várias doenças (sida),os perigos que podem ocorrer e os cuidados a ter.

    Carolina e Marco 8. º C

    ResponderEliminar
  22. Eu concordo com as aulas de educação sexual.
    Acho que é uma maneira de os alunos ficarem mais informados sobre sexualidade, sobre a diferença entre os rapazes e as raparigas.
    É uma maneira de os alunos ficarem mais sensibilizados para a vida sexual quando forem velhos.

    ResponderEliminar
  23. Eu concordo com a educação sexual porque nos dá informações mais específicas sobre o tema. É que nalgumas casas ainda há preconceitos sobre o tema. Antigamente as pessoas eram muito reservadas sobre o tema e casavam sem saber nada sobre o tema.

    ResponderEliminar