terça-feira, 16 de abril de 2013

Concurso Nacional de Leitura 2013 - Fase distrital

     No passado dia 5 de abril, os alunos que ficaram apurados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (Manuel Dias, 7.º B; Mariana Coelho, 7.º C; Carolina Gomes, 8.º C), acompanhados pelas professoras da Equipa Pedagógica da Biblioteca, deslocaram-se a Aguiar da Beira prestar provas, na respetiva Biblioteca Municipal.
     Às 13:30 horas, os alunos realizaram a prova escrita sobre as obras escolhidas para o 3.º ciclo: As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, e O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. A primeira obra é uma espécie de reverso do conto maravilhoso, repleto de seres e situações surreais. A segunda, numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. Nos títulos dos livros, refere-se o nome das personagens principais de cada uma das histórias.
     Enquanto os alunos realizavam a prova escrita, os professores tiveram a oportunidade de participar em ateliers de artesanato, no Centro Cultural. Foi uma forma de conhecer a cultura e os hábitos das gentes do concelho de Aguiar da Beira.
     A tarde prosseguiu com momentos de animação, a cargo do contador de histórias, humorista e autor Jorge Serafim, que tem percorrido o país de norte a sul, efetuando inúmeras sessões de contos e é presença assídua em programas televisivos.
     Terminadas as atividades, todos os elementos envolvidos nesta fase distrital do Concurso Nacional de Leitura confraternizaram num lanche-convívio, no salão da Câmara Municipal, servido pelos alunos do curso profissional de Restauração do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira.
     Agradecemos aos alunos que participaram nesta atividade e esperamos que, no próximo ano letivo, haja mais inscrições!... Endereçamos também os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que mais uma vez cedeu o transporte.

Sem comentários:

Enviar um comentário