Grupo I
1.1. expõe informações.
1.2. fraco olfato, mas visão e audição excelentes.
1.3. ovos.
2. A, D
3. O comentário feito por Rita é adequado, porque as aves, no meio das folhas das árvores, mesmo que não se vejam, comunicam umas com as outras através do seu canto.
4. D, A, B
Grupo II
1. Ordem dos momentos da narrativa: 4 - 5 - 1 - 3 - 2
2.1. se apercebeu de que desconhecia a famosa ave.
2.2. entusiasmo
2.3. energia invulgar
4. As pessoas que vivem na corte não têm muitos conhecimentos sobre a natureza, já que confundiram o mugido da vaca e o coaxar das rãs com o canto do rouxinol.
5. "Oiço-o agora, é como sinozinhos de igreja."
6. A rapariguinha da cozinha é muito importante no desenrolar da ação da história, porque conhece bem o rouxinol, conduz os membros da corte até ele e convence-o a cantar para o Imperador.
7.
A - tempo
B - espaço
C - espaço
Grupo III
1.
Na cozinha, o cavaleiro perguntou à rapariga:
- Conheces o rouxinol?
- Claro que sim! - exclamou a rapariga.
2. O escritor fez a mais notável descrição do jardim do palácio.
3. B
4.
A - adjetivo
B - nome
C - nome
D - adjetivo
5.
Pronome possessivo: "nosso".
Pronome demonstrativo: "aquele".
Pronome pessoal: "ele".
6. deram a volta ao mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário