quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Manual para a Promoção de Competências Socioemocionais em Meio Escolar


     O Manual para a Promoção de Competências Socioeconómicas em Meio Escolar (clicar no título para chegar ao manual) pretende constituir-se como um recurso pedagógico para facilitar a formação e a implementação  passo a passo, de um projeto promotor da Saúde Mental na Escola, orientado pela tipologia de programas de Aprendizagem SEL (Social and Emocional Learning), assente nos seguintes princípios:
  • Promoção da saúde, do bem-estar mental e do sucesso educativo através de uma abordagem compreensiva e holística de toda a Escola, integrada na promoção e educação para a saúde;
  • Intervenção fundamentada nos modelos baseados da evidência científica, usando os resultados da avaliação para justificar decisões;
  • Promoção de um ambientes escolar seguro, de suporte e protetor, respeitando os princípios da confidencialidade, de modo a que a comunidade educativa se sinta confiante para discutir e para solicitar apoio face às necessidades sentidas;
  • Definição das intervenções e dos resultados adequados ao meio escolar, que contribuam para maximizar os fatores protetores e minimizar os fatores de risco;
  • Consciencialização de que alguns fatores de proteção e de risco têm impacto nos resultados a nível da saúde e da educação e que influenciam as escolhas a nível pessoal e do grupo;
  • Sensibilização dos(as) docentes e das equipas de saúde escolar para uma metodologia de projeto conjunta, capacitando-os para a implementação deste modelo em meio escolar;
  • Capacitação dos(as) docemtes e das esquipas de saúde escolar para serem, essencialmente, recurso de suporte a escolhas a nível pessoal e do grupo e facilitadoras de aprendizagens e de tomada de decisão referentes ao potencial de saúde;
  • Implementação de metodologias interativas e participativas no desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências para a tomada de decisão e na adoção de comportamentos mais saudáveis junto da comunidade educativa.
                    (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário