Outono
Este blog pertence à BE/CRE do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo...
sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
Mural de escrita
A lagartinha muito comilona
Após a leitura, foram executados trabalhos de expressão plástica, para concretizar mais uma atividade de leitura orientada no âmbito do Projeto Escola a Ler.
A lagartinha muito comilona é uma obra da autoria de Eric Carle e conta a história de uma pequena lagartinha que, numa bela manhã de domingo, estava tranquilamente no interior do ovo quando este subitamente eclodiu.
Apresentações orais do 9.º ano
Saber falar bem com os outros, expressar ideias, opiniões e pontos de vista, fundamentá-los adequadamente é extremamente importante no contexto da vida contemporânea, cada vez mais relacionais.
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
Dia Nacional da Cultura Científica
Relembramos que esta iniciativa, da qual se assinala o vigésimo quinto aniversário, foi criada por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariano Gago, em homenagem ao divulgador de ciência, professor e poeta Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data. A biografia do autor foi divulgada em formato QR CODE.
Leitura orientada de "A Aia"
No final, resolveram um questionário de verificação de leitura criado pela professora bibliotecária, em colaboração com a docente de Português, usando o Google Forms.
O resultado da atividade pode ser visto nas imagens aqui reproduzidas e que atestam também como é possível usar os meios tecnológicos mais básicos hoje ao nosso dispor para promover uma competência fundamental como é a leitura.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2022
Projeto Escola a Ler: O Mercador de Coisa Nenhuma
As turmas do 1.º ciclo da Vermiosa, Reigada e Escalhão e as do terceiro ano da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo deslocaram-se à biblioteca para concretizar uma atividade de leitura orientada, no âmbito do Projeto Escola a Ler.
A escolha do livro recaiu sobre O Mercador de Coisa Nenhuma, de António Torrado. Como pré-leitura, foi indicado no mapa o local onde decorre a ação, bem como apresentadas algumas imagens com elementos que caracterizam o Egito e, ainda, a biografia do autor.
Depois de explorados os elementos presentes na capa do livro, a professora bibliotecária efetuou a leitura, mantendo um diálogo permanente com a turma, de modo a assegurar a compreensão do texto e a adesão e participação de todos os alunos. No final, foi frisada a mensagem veiculada pela história lida.
Posteriormente, acedendo ao blogue da biblioteca, os alunos resolveram exercícios de compreensão, de escrita e lúdicos, criados nas aplicações Educaplay e Learningapps, enquanto na sala de aula, com as docentes titulares de turma, resolveram uma atividade de pesquisa sobre o autor, orientada pela professora bibliotecária.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
Meninos de todas as cores
A propósitos da comemoração do Dia Mundial dos Direitos das Crianças, as professoras da Vermiosa, Lourdes Farias e Sandra Galvão, docentes do pré-escolar e 1.º ciclo respetivamente, em colaboração com a terapeuta da fala, Gabriela Quadrado, efetuaram a leitura e exploração do livro O mundo de todas as cores, de Luísa Ducla Soares.
A atividade inseriu-se na comemoração do Dia Mundial dos Direitos das Crianças e as suas promotoras procuraram ensinar aos alunos que, enquanto crianças, têm direitos.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2022
Quiquiriqui
A sessão teve início com a exploração da capa da obra. De seguida, foi efetuada a leitura do livro pela PB, tendo sido sempre dada oportunidade aos alunos para a anteciparem através da exploração das imagens. No final da leitura, os alunos concluíram que é importante partilhar e cumprir a promessa feita.
Depois, coloriram elementos como morangos, fatias de laranja e folhas para decorarem um bolo. Já na sala de aula, foi resolvida uma ficha cujo objetivo era identificar as personagens que participaram na história e resolver um jogo de memória disponibilizado no blogue da biblioteca escolar.
Leitura Orientada: A ovelhinha preta
No dia 24 de novembro, a professora bibliotecária deslocou-se à sala do 1.º ano da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo para efetuar a leitura do livro A ovelhinha preta, de Elisabeth Shaw.
A atividade teve início com uma breve apresentação da autora, seguida da exploração dos elementos paratextuais.
Posteriormente, foi feita a leitura do texto pela professora bibliotecária, mostrando cada uma das páginas e as suas ilustrações, de modo a assegurar a atenção dos alunos e a compreensão da história.
Terminada a leitura, foi resolvida uma atividade destinada a organizar as sequências narrativas e duas de expressão plástica.
Por fim, os alunos resolveram um jogo de memória criado na app Educaplay.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
A Fada Oriana
Comemoração do Centenário do Nascimento de José Saramago
No dia 16 de novembro, assinalou-se o centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com diversas atividades: uma exposição - “Escritor do mês”, na biblioteca da Escola Secundária; visionamento e análise de uma curta-metragem, baseada na obra A Maior Flor do Mundo, no 7.º B, atividades orientadas pela professora Ascensão Pires; visionamento e exploração de um documentário sobre a vida e a obra do escritor e leitura de excertos da obra As Pequenas Memórias, no 9.º B, atividades orientadas pela professora Anabela Santos.
domingo, 4 de dezembro de 2022
quarta-feira, 30 de novembro de 2022
Vou levar-te comigo
Vou levar-te comigo
No mês de novembro, as três turmas do 5.º e as duas do 6.º ano deslocaram-se à biblioteca, acompanhadas dos professores da disciplina de Português, para escolher um livro e, assim, dar continuidade ao projeto Escola a Ler, nomeadamente à atividade Vou levar-te comigo.
Depois da professora bibliotecária ter explicado o já mencionado projeto, os alunos puderam requisitar um livro dentro de um conjunto selecionado pela mesma. Dado que as obras requisitadas servirão para os alunos efetuarem as apresentações orais características da disciplina de Português, visionaram um guião com orientações sobre as regras a observar na realização das mesmas.
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
Projeto Escola a Ler
A castanha que tinha frio
Leitura Orientada
As professoras Sandra e Lourdes exploraram, com os alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar, num trabalho colaborativo, a história "A castanha que tinha frio".
Após a sua exploração, foi feito o mapa conceptual do Magusto e construídas caixas para as castanhas que foram assadas no final da atividade.
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
terça-feira, 15 de novembro de 2022
Projeto Escola a ler
Leitura Orientada
6.º A e B
As turma A e B do 6.º ano, nas aulas de Português, já mergulharam nas aventuras do grande Ulisses.
A viagem ainda agora começou, mas será, sem dúvida, cheia de emoções e aprendizagem.
Sabias que Ulisses, um herói grego muito corajoso e inteligente, de acordo com uma lenda, teria sido o fundador da cidade de Lisboa? Como é que tal aconteceu?
Boas leituras!
domingo, 13 de novembro de 2022
Projeto Escola a ler
Quiquiriqui
Leitura Orientada
Agora que já conheces o Quiquiriqui, diverte-te com este jogo de memória.
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
Projeto Escola a Ler
A girafa que comia estrelas
Leitura orientada
As duas turma do 2.º ano da EB1, na biblioteca, ouviram a história contada pela professora bibliotecária.
A sua interpretação foi feita através de diálogo, tendo sido explorados os elementos paratextuais, as personagens, o espaço e a mensagem veiculada.
Para complementar a atividade, usando os tablets, os alunos resolver uma quiz, preencheram um texto com lacunas e um crucigrama.
Já na sala de aula, resolveram uma atividade de pesquisa para preencherem o BI da Girafa e ainda trabalhos de expressão plástica.
Ariana Matias: O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas
Expressão Escrita
No âmbito da comemoração desta efeméride, na disciplina de Português, os alunos das turmas do 9.º ano escreverem textos subordinados ao tema O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas.
Ariana Matias - 9.º A
Anamar Quelho: O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas
Expressão Escrita
No âmbito da comemoração desta efeméride, na disciplina de Português, os alunos das turmas do 9.º ano escreverem textos subordinados ao tema O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas.
Anamar Quelho - 9.º A
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Ana Beatriz Santos: O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas
Expressão Escrita
No âmbito da comemoração desta efeméride, na disciplina de Português, os alunos das turmas do 9.º ano escreverem textos subordinados ao tema O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas.
Ana Beatriz Santos - 9.º A
Simão Branquinho: O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas
Expressão Escrita
No âmbito da comemoração desta efeméride, na disciplina de Português, os alunos das turmas do 9.º ano escreverem textos subordinados ao tema O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas.
Simão Branquinho - 9.º A
Escritor do Mês
Na biblioteca da Eb2, Maria Alberta Menéres foi a escritora selecionada para dar cumprimento à atividade denominada Escritor do Mês.
Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia a 25 de agosto de 1930 e faleceu a 15 de abril de 2019, em Lisboa.
A sua atividade distribuiu-se por várias áreas: foi produtora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, tradutora, diretora de publicações especializadas sobre a infância e a adolescência, mas a que a tornou conhecida foi a de escritora, nomeadamente como autora de literatura infantil e de ficção juvenil.
Boas Leituras!!!
Escritor do Mês
José Saramago
No mês de novembro, José Saramago foi selecionado para figurar na atividade designada Escritor do Mês, uma vez que, no dia 16 do mesmo, Saramago completaria 100 anos de idade.
José Saramago nasceu em 1922, na Azinhaga, no concelho da Golegã, e faleceu a 18 de junho de 2010, na ilha espanhola de Lanzarote.
Foi o primeiro - e único até ao momento - escritor de língua portuguesa a ser agraciado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998 (sabes quem foi a outra figura portuguesa a vencer um Nobel?).
A sua primeira obra foi Terra do Pecado (1947), a que se seguiram muitas outras: Jangada de Pedra (1986), Memorial do Convento (1982), O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), Ensaio sobre a Cegueira (1996), etc.
quarta-feira, 9 de novembro de 2022
Projeto Escola a Ler
Apresentações Orais
Guião
Clica aqui para encontrares orientações para efetuares uma apresentação oral.
Projeto Escola a Ler
A Maior Flor do Mundo
Leitura Orientada
Vou levar-te comigo
Projeto Escola a Ler
Os alunos da turma C/D do 10.º ano deslocaram-se à biblioteca com a professora de disciplina de Português, colaborando, assim, no projeto Escolar a ler, mais concretamente na ação "Vou levar-te comigo".
Deste modo, efetuaram a requisição das obras que serão usadas para dar cumprimento ao programa da referida disciplina. Aproveitando o ambiente da biblioteca, propício para a leitura, logo ali começaram a fruir do prazer da leitura.
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
Formação do utilizador
Numa perspetiva de melhorar os serviços prestados pelas bibliotecas escolares do agrupamento, a professora bibliotecária promoveu, em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, oito sessões destinadas a (in)formar os alunos dos 3.º, 5.º, 6.º e 7.º anos, com o objetivo de dar a conhecer o espaço, a sua organização e funcionamento, procurando tornar os utilizadores autónomos. Ainda foi frisada a sua importância enquanto espaço de trabalho e de estudo. Foi também divulgado o blogue e os seus recursos, bem como algumas atividades a desenvolver ao longo do ano.
Como ponto de partida para as sessões com as turmas do 5.º ano, foi explorado o filme The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore e, com as turmas do 3.º ano, o livro A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas. Para desenvolver a literacia digital, os alunos tiveram a oportunidade de resolver um quiz - usando a app Google Forms - e uma sopa de letras - na Educaplay.
Projeto Escola a Ler na Vermiosa
Projeto Escola a ler
sexta-feira, 4 de novembro de 2022
A Maior Flor do Mundo
quinta-feira, 3 de novembro de 2022
Projeto Escola a Ler
segunda-feira, 31 de outubro de 2022
Clube de Leitura
1.ª Reunião
No dia 26 de outubro, reuniu pela primeira vez o Clube de Leitura. Nesta sessão, os alunos inscritos foram convidados a ler a história intitulada "Uma vaca chamada Estrelinha", retirada do livro Meninos de Todas a Cores, de Luísa Ducla Soares.
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Júlio Dinis
Escritor do Mês
Júlio Dinis é o pseudónimo (um pseudónimo é um nome que alguns escritores «inventam» para publicar as suas obras) do escritor português Joaquim Guilherme Gomes Coelho. Ele nasceu a 14 de novembro de 1839, no Porto, e aí faleceu a 12 de setembro de 1871.
Júlio Dinis ou, se preferires, Joaquim Coelho licenciou-se em Medicina, mas dedicou-se sobretudo à literatura. Não sei se tens conhecimento de que vários outros escritores portugueses eram também médicos, como, por exemplo, Miguel Torga, Fernando Namora ou Lobo Antunes.
Alguns dos teus professores e ex-colegas da escola um pouco mais velhos estudaram obras de Júlio Dinis, como A Morgadinha dos Canaviais ou Uma Família Inglesa, livros que, entretanto, deixaram de fazer parte dos programas da disciplina de Português.
Curiosidade: sabias que, na época em que A Morgadinha foi escrita(1868), as pessoas eram sepultadas nas igrejas? Se leres esta obra, vais perceber o rebuliço que aconteceu quando a lei passou a proibir estes enterros e obrigou a que fossem feitos em cemitérios.
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
10 dicas para motivar os alunos a escrever
Os alunos contam histórias naturalmente: sabemos disso quando chegam de manhã e nos contam o que lhes aconteceu ou quando levantam a mão no meio da aula de matemática para relatar o episódio do cão que fugiu na noite anterior. Então, porque é que alguns alunos ficam bloqueados ou sentem que não têm nada para dizer quando lhes pedimos para escrever? Existe, muitas vezes, um desfasamento entre a capacidade natural que as crianças têm para contarem histórias e as competências necessárias para as escreverem. Ao longo dos anos, estas estratégias têm ajudado os meus alunos que não gostam de escrever a sentirem-se mais confiantes.
Dicas para começar o processo da escrita
1. Os alunos precisam de tempo para escrever todos os dias.
Qualquer competência nova precisa de ser praticada e a escrita não é exceção. Esta escrita diária deve ser encarada como prática e não deve ser avaliada. É importante permitir que os alunos façam as suas escolhas neste tempo para a «escrita livre». Pode optar-se por lhes mostrar uma apresentação de diapositivos com diferentes imagens que utilizam como trampolim para a escrita ou com uma série de sugestões/ ideias para poderem escolher. Neste tempo dedicado à escrita pode alternar-se entre um tópico pré-definido ou um tema livre.
Um projeto de escrita ganha mais significado quando se dirige a um determinado público para além do professor. Quando os alunos sabem que os seus textos têm um sentido e que alguém fora da sala de aula os vai ler, sentem-se motivados para escrever com mais clareza e criatividade de modo a transmitirem as suas ideias ao leitor. Isto pode adquirir ainda mais significado e ser mais eficaz se o leitor der uma resposta ou feedback.
4. Os alunos precisam de ver exemplos de boa escrita.
Os alunos precisam de ver exemplos que mostrem a beleza da palavra escrita e o modo cuidadoso como os escritores escolhem as palavras para ajudar os leitores a criarem uma imagem nas suas mentes. Gosto de selecionar secções ou passagens de livros ilustrados, romances, leituras em voz alta, canções, poemas e revistas para partilhar com os alunos. Pode ser uma passagem que descreve algo ou uma metáfora utilizada para descrever duas coisas. Chamo a atenção para o que se destaca nestas passagens e dou oportunidade aos alunos de analisarem e partilharem as suas reflexões. À medida que o ano decorre, eles começam a partilhar as suas próprias seleções de boa escrita comigo e com a turma.
5. Ensine os alunos a utilizar ferramentas digitais.
Existem muitas ferramentas disponíveis para os alunos: a extensão do Google Chrome Read&Write permite transformar o texto oral em texto escrito e ajuda os alunos a melhorarem os trabalhos escritos. Sítios para escrever histórias, como o Storybird, ajudam-nos a criarem as suas próprias histórias e a partilharem-nas com os outros. E há também muitos sítios, como o MindMup, que os ajudam a planificar a história. Também uso o Flip para permitir aos alunos que partilhem as suas histórias.
Dicas para editar e rever o texto
6. Priorize o conteúdo e a clareza; deixe as normas e a pontuação para mais tarde.
7. Os alunos precisam de conversar uns com os outros sobre o que escrevem.
Falar sobre a escrita ajuda os alunos a exprimir opiniões e a desenvolver ideias. É importante dar-lhes tempo para conversarem sobre o que escrevem ao longo do processo de escrita. Na turma, ou em pequenos grupos, podem partilhar ideias, esboços, aspetos que estão a correr bem ou problemas que estejam a enfrentar.
9. Enfatize que a escrita não é um trabalho fácil.
Alguns alunos redigem um esboço e ficam felizes a dizer «Já acabei». É importante que os alunos saibam que escrever bem implica fazer vários esboços e requer muito tempo e esforço. De acordo com a minha experiência, a melhor forma de ensinar isto é mostrar-lhes como escrevemos os nossos próprios textos. Tenho sempre um rascunho quando acompanho os meus alunos, normalmente relacionado com a unidade que estamos a trabalhar. Ao terem a oportunidade de ver os rascunhos e revisões que são necessários até se chegar a uma versão final, a probabilidade de fazerem o mesmo sozinhos é maior.
10. Celebre!
O mais importante de tudo é tirar algum tempo todos os dias e no final de cada unidade para celebrar de alguma forma. Pode destacar algo de que se tenha apercebido ou fazer uma festa no final de uma unidade. Escrever é uma tarefa pessoal e difícil, por isso merece ser celebrada! A minha forma preferida de celebrar é pedir aos alunos para se organizarem em grupos e deixar que cada um leia os seus textos aos restantes elementos. É sempre divertido ter umas guloseimas para acrescentar algo de especial ao momento.
Referência
O artigo «10 Tips for Motivating Reluctant Elementary and Middle School Writers», da responsabilidade de Cindy Bourdo, foi originalmente publicado no sítio Edutopia, a 23/08/2022. Texto traduzido livremente a partir do inglês.