quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Simão Branquinho: O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas

 Expressão Escrita


    No âmbito da comemoração desta efeméride, na disciplina de Português, os alunos das turmas do 9.º ano escreverem textos subordinados ao tema O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das  pessoas.


Na minha opinião, o contacto entre culturas é um dos aspetos mais importantes na nossa formação como pessoas.
Uma boa pessoa, uma pessoa bem formada e realizada, é uma pessoa que se conhece bem a si mesma e que conhece bem o mundo à sua volta. Ora, isto implica que também conheça diversas culturas. O mundo é vasto, com uma enorme variedade de climas, de terras e de pessoas, condições que influenciam todas as culturas. Obviamente, não acho que alguém tenha de as conhecer todas, mas tomar conhecimento de algumas não é prejudicial para ninguém.
A meu ver, os problemas de racismo e xenofobia, no mundo, poderiam diminuir com o conhecimento de outras culturas.
Mas, o conhecimento não é tudo. Uma pessoa pode conhecer todas as culturas do mundo, mas nunca ter contactado com nenhuma. Pode saber tudo sobre um país, sem nunca lá ter ido. Pode conseguir comunicar em diversas línguas, mas nunca ter falado com ninguém que não fale a sua língua materna.
Felizmente, não estamos limitados ao país em que nascemos. Podemos sempre ir visitar outros países e, com isso, conhecer outras culturas. Com tantas opções turísticas, vale sempre a pena visitar, pelo menos, um país diferente. Esta minha opinião até é comprovada pelo elevado número de países em que o seu principal negócio é o turismo.
O mundo é vasto, com uma diversidade climática, geográfica, demográfica e, consequentemente, cultural. Porque não visitar e aprender um bocadinho mais sobre este Planeta Azul a que chamamos Terra?

Simão Branquinho - 9.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário