Ao longo de muitos anos, a Escola desprezou a prática da comunicação oral, centrando as suas práticas, essencialmente, na competência escrita, quando, na realidade, quotidianamente usamos com muito mais frequência a língua oral do que a escrita, embora a explosão da Internet tenha diminuído o fosso.
Saber falar bem com os outros, expressar ideias, opiniões e pontos de vista, fundamentá-los adequadamente é extremamente importante no contexto da vida contemporânea, cada vez mais relacionais.
A Escola tem, por isso, de preparar os seus alunos para se expressarem oralmente e interagirem com os outros, em diversas circunstâncias, presentes e futuras: na escola, na família, na comunidade, na vida profissional.
Assim, as turmas A e B do nono ano, na sala de aula da disciplina de Português, dando cumprimento ao estipulado no seu programa curricular e no documento Aprendizagens Essenciais, procederam às suas apresentações orais com base na leitura de livros requisitados na biblioteca escolar, no âmbito do Projeto Escola a Ler, nomeadamente da atividade "Vou levar-te comigo".
Sem comentários:
Enviar um comentário