sábado, 13 de novembro de 2010

Robert Louis «Jekyll Hyde» Stevenson

Imagem roubada ao Google

          Comemora-se hoje o 160.º aniversário de Robert Louis Stevenson.

          O autor de O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde nasceu na Escócia, em Edimburgo, no dia 13 de Novembro de 1850. Estudou Direito (que nunca chegou a exercer) e Engenharia, seguindo a tradição familiar, pois o seu pai tinha sido um próspero engenheiro civil.

          Em 1876, Stevenson conheceu Fanny Osbourne, uma mulher americana separada do marido, iniciando com ela uma relação amorosa que provocou a ira da família do escritor. Porém, ele prosseguiu a relação e seguiu Fanny quando ela regressou ao seu país natal, concretamente à Califórnia, numa viagem atribulada que inspirou alguns dos seus textos. Acabaram por contrair matrimónio em 1880 e regressaram à Escócia para se reconciliarem com os pais de Stevenson.

          Mais tarde mudaram-se para a Suíça, a conselho médico, para tentar debelar uma tuberculose, e aí permaneceram durante um ano, tendo voltado à Escócia, cujo clima, no entanto, acentuou o seu débil estado de saúde, facto que forçou nova deslocação, agora para o Sul de França.

          O escritor e a esposa passaram os anos seguintes em permanente viagem, procurando um clima que não agravasse a doença, acabando por se fixar em Samoa, em 1892, onde a morte o encontrou dois anos depois, a 3 de Dezembro, sob a forma de uma hemorragia cerebral.

          O mundo fantástico da Internet disponibiliza um sítio dedicado, em exclusivo, à obra do escritor: http://www.robert-louis-stevenson.org/.

Sem comentários:

Enviar um comentário