sábado, 13 de novembro de 2010

As vindimas

          Dia 22 de Outubro tivemos uma aula prática diferente, fomos participar numa actividade de Outono realizada pelas pessoas da nossa comunidade. Assim, juntámo-nos com os coleguinhas do Jardim de Infância e fomos para o campo ajudar a fazer uma vindima numa vinha situada perto da escola.
          Quando lá chegámos, cerca das 9:30h, vimos que já os outros trabalhadores tinham colhido um tractor cheio de uvas e as estavam a colocar numa camioneta grande de caixa aberta que, depois de cheia, as levaria para a cooperativa onde seriam transformadas em vinho.

Fot.2 – Os vindimadores a colherem os cachos de uvas.

Fot. 1 – Os trabalhadores a carregarem
uma camioneta com as uvas já colhidas
 e transportadas pelo tractor que anda pela
 vinha a recolher as caixas cheias de uvas
 colhidas pelos vindimadores.
          No campo pudemos observar as uvas nas videiras, a actividade dos vindimadores, os utensílios usados para o corte e recolha das uvas e pudemos, também, experimentar cortar os cachos.

Fot.3 – Observámos o trabalho dos vindimadores
 e identificámos os utensílios que usam para
 cortar os cachos de uvas (tesouras grandes).
Fot. 4 – Ajudámos a vindimar colhendo alguns cachos de uvas.


Fot.5 – Colhemos uns cachos de uvas bem bonitos.

          Para finalizar esta nossa colaboração nas actividades realizadas pela comunidade, recebemos como prémio uma caixa de uvas que levámos para a escola para comermos como lanche à hora de intervalo; e que lanche saudável!

Fot.6 – Cá vamos nós para a escola
 com o resultado da nossa vindima.
Fot.7 – Vamos comer um lanche
diferente e muito saudável – as
 uvas que nós próprios comemos.

          Avaliando a actividade, constatamos que atingimos os objectivos propostos para a sua realização, uma vez que interagimos com a comunidade e colaborámos numa actividade agrícola de Outono. Podemos, também, dizer que foi muito gratificante ter participado numa actividade agrícola com tanta expressão na nossa terra e que foi muito bom ter comido as uvas colhidas, por nós próprios, das respectivas videiras.


Texto elaborado com a colaboração de todos.

Alunos da sala da Reigada

Sem comentários:

Enviar um comentário